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quarta-feira, 25 de maio de 2011

Range Rover TDV8 mostra a força do diesel


Motor a gasolina ou diesel? Cada um tem o seu ponto negativo em relação ao outro e vice-versa. Mas no novo Range Rover Vogue TDV8 esse vice não tem versa. Os motores a gasolina são famosos por serem mais silenciosos e vibrarem pouco, além de gerarem mais potência e emitirem menos partículas de CO2. O jipão de alto luxo da Land Rover com o novo propulsor turbodiesel faz isso tudo e ainda impressiona com seus 70 kgfm de torque em giro baixo.


Para provar a eficiência do Vogue 2011, a Land Rover lançou seu novo produto no Autódromo de Interlagos, durante o evento Fast Drive, exclusivo para clientes. O “brinquedão” tem preço inicial de R$ 421.000 e pode beirar a faixa estratosférica dos R$ 500.000, dependendo no nível do acabamento e os equipamentos opcionais selecionados. Caro? Em 2010 a marca vendeu mais de 100 unidades do veículo no Brasil. E com a nova linha espera vender mais.


O carro estreia o motor 4.4 V8 biturbo diesel de 313 cv – antes era o 3.6 V8 de 272 cv – e o incrível torque máximo de 70 kgfm, que está disponível entre 1.500 rpm e 3.000 rpm. Outra novidade no veículo é a transmissão automática sequencial com 8 velocidades. Já a tração, como sempre, é 4x4 o tempo todo e conta com ajuda computadorizada do Terrain Response, que varia diferentes condições do veículo – desde a altura do solo a distribuição de força entre as rodas – de acordo com os programas de set-up para asfalto, grama/neve, cascalho e lama.

200 km/h na reta

Pisar fundo em Interlagos a bordo de SUV com quase 1,90 m de altura pode não parecer uma ideia muito boa, mas o Range Rover Vogue tem tantos recursos eletrônicos de segurança que conduzi-lo (rápido) no circuito se torna algo possível. Quando a carroceria inclina demais entram em ação os controles de tração e estabilidade, que no caso cortam a potência do motor e variam a distribuição da força nas rodas. Sem o equipamento o carro capotaria.

A força da aceleração do TDV8 não deve em nada para carros a gasolina. Por conta de sua faixa plana de torque há força total praticamente a todo o momento, até porque motores diesel não vão até giros altos: o novo motor do Vogue gira no máximo a 6.000 rpm, mas a marcação vermelha no conta-giros já começa nos 4.000 rpm. Segundo a marca inglesa, o modelo na configuração 2011 vai do 0 aos 100 km/h em 7,8 segundos e atinge 210 km/h de velocidade máxima. Já o consumo médio é de 10,6 km/l, o que é ótimo para um carro de 2.850 kg, o equivalente a três Unos.

O Vogue é um carro enorme: mede 4,97 metros de comprimento e 2,21 m de largura. Mesmo assim ele é muito ágil. A direção é macia como manteiga para manobras apertadas, mas quando o carro está em alta velocidade se torna tão direta quanto a de um esportivo.

“Nenhum outro concorrente do Range Rover Vogue, como o Porsche Cayenne ou o Mercedes-Benz ML, conta com os mesmo recursos off-road que o Land Rover possui”, banca Flávio Padovan, diretor-presidente da LR no Brasil, no lançamento do SUV. Falta de modéstia britânica nas palavras do chefe da marca por aqui? Não, o executivo tem razão.

Nenhum carro da Mercedes, Porsche, BMW, ou qualquer outro concorrente do Vogue consegue superar obstáculos em terrenos off-road com tanta desenvoltura como ele o faz. E isso é o que mais impressiona nesse carro, pois ele encara buracos imensos, valas de lama, travessias de rios e subidas com mais de 45° de inclinação com o mesmo conforto de seus concorrentes.

Carruagem real

A cabine de um Range Rover tem o que se pode dizer de conforto para um rei, sem exageros. Tudo no interior é de alta qualidade: o couro é cheiroso e agradável ao toque, os plásticos são rígidos e com acabamento mais trabalhado e os equipamentos eletrônicos fazem do Vogue uma verdadeira central de entretenimento móvel. O aparelho de som é “só” um Harman/Kardon de 720 watts de potência sonora e 14 alto-falantes. Outra novidade no carro é botão giratório em vez de uma alavanca para controlar a transmissão. Esse sistema é como o dos carros da Jaguar, a marca irmã da LR.

O sistema multimídia, que pode ter telas também para os ocupantes na traseira, possui todo tipo de entrada para conectar mídias externas. USB, iPod, Bluetooth - é até possível ligar até um videogame. Completam a lista de itens teto-solar (com uma grande abertura, por sinal), ar-condicionado digital com três zonas individuais de climatização, navegador GPS com HDD (sistema mais rápido), entre outros “detalhes” como geladeira e bancos e volante com aquecimento.

É um carro feito para longas viagens (o alcance do modelo é de 1.031 km, informa a marca) com conforto de primeira classe e muita bagagem, pois o porta-malas comporta mais de 2.000 litros de bagagem com os bancos traseiros rebatidos. “O Vogue une aventura com muita sofisticação”, explica Padovan, que também espera superar o número de vendas do carro registrado no ano passado. Pensou em comprar o seu? A rainha da Inglaterra já garantiu o dela.
Fonte: iGCarros

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