Pesquisa personalizada

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Range Rover Sport: tão esportivo quanto jipe


Lançado no Salão de Detroit de 2004, o Range Rover Sport é um dos SUVs que mais faz jus à classificação de utilitário esportivo. Para começar, não se engane pela aparência ou pelo nome: a versão aqui avaliada tem pouco a ver com os demais Range Rover. Sua plataforma, inclusive, não é a mesma, mas sim a do Discovery 4 (o segundo na hierarquia da Land Rover), encurtada em 14 cm no entreeixos. E está aí, justamente, uma das explicações para o comportamento surpreendente do lorde inglês.


Hatch?

Na prática, somente em alguns momentos lembramo-nos de estar ao volante de um utilitário de 2,8 toneladas, 4,78 m de comprimento e 1,79 m de altura. Isso porque, quando estacionado, o Range Rover Sport ativa sua suspensão a ar, rebaixando o veículo e facilitando o acesso. A posição de guiar lembra a de um SUV apenas quando olhamos, em nível inferior, os carros ao lado. Bastam alguns toques nos comandos elétricos do volante e do banco para que o jeito de pilotar se assemelhe ao de um esportivo.

Já na tocada, se havia alguma dúvida quanto à disposição do Rover Sport, ela imediatamente desaparece à primeira investida no acelerador. Os 63,7 kgfm de torque interrompem estupidamente qualquer conversa entre os ocupantes, que esperavam calmamente o semáforo abrir. A transmissão ZF de seis velocidades, com trocas manuais no volante e na alavanca (mais divertido) dá plenamente conta do recado, e passar dos 200 km/h é tarefa que o jipão quase desdenha. E tudo orquestrado por um ronco único e sedutor, sem ser escandaloso e incômodo.

Graças a rodas de 20 polegadas envolvidas em pneus 275/40 e o entreeixos mais curto, o Range Rover Sport impressiona também nas curvas. Naquelas que contornamos abusadamente, o SUV se manteve sob controle, com leve e previsível tendência de sair de lado. Não é difícil, no momento de uma curva feita de pé embaixo, imaginar uma zebra de autódromos sob os pneus.

Guardadas as devidas proporções, por alguns instantes o comportamento dinâmico do Range Rover Sport sugere muita semelhança ao de um hatch esportivo.

On Off-Road

Há tempos os utilitários esportivos não querem mais saber de lamas e trilhas – e este inglês é e não é exceção. Ele é um caso à parte porque o dia em que um Land Rover renegar as habilidades fora de estrada que tornaram a marca uma referência, a Inglaterra deixa de ter rainha.

Mas ele se junta ao time dos que só querem asfalto bom quando lembramos de suas rodas de 20 polegadas. Se já é previsível que o dono de um SUV desse naipe raramente suje-o de barro, fica quase impossível acreditar que alguém vai arriscar machucar as belas e sensíveis rodas numa pirambeira. Por mais absurdo que pareça, talvez fosse prudente contar com um jogo de pneus mais carnudos quando houver alguma aventura programada. Sobram predicados ao Range Rover Sport para sair do asfalto lisinho - só faltam sapatos mais apropriados.

Chá das cinco

Lá dentro, conforto e luxo são próprios da principal linha da Land Rover. Fora os detalhes em madeira – a nosso ver sempre uma escolha duvidosa –, tudo esbanja bom gosto. O acabamento é impecável e os materiais utilizados são indefectíveis.

Além dos itens esperados num carro de R$ 372.000, causam empolgação o sistema de entretenimento traseiro (com fones de ouvido e controles individuais), a tela touch screen no centro do painel e o excelente som Harman Kardon.

Com bancos tão confortáveis, som de primeira linha e até DVD, o chá das cinco, uma tradição inglesa, não precisa mais ser tomado dentro de casa.\
Fonte: iGCarros

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Land Rover se prepara para substituir o Defender


Quem sonha em comprar o rústico jipão Land Rover Defender tem no máximo mais três anos para garantir o seu modelo zero quilômetro. Segundo aponta o website inglês AutoCar, o modelo será enfim descontinuado em 2014 após mais de 60 anos de produção. E o substituto já está a caminho, segundo aponta a fonte: uma prévia do modelo deve estrear na forma de conceito em 2013 e a produção da versão final começa dois anos depois, de acordo com mídia.

Além das informações sobre o carro, a publicação também elaborou sua primeira projeção do novo Defender a partir de informações de fontes ligadas a LR. Mantendo a tradição do clássico SUV, a versão atualizada do veículo continuará com características visuais e mecânicas mais simples em relação aos modelos mais sofisticados da Land Rover, porém, com avanços expressivos. De um modo geral, o aspecto físico do carro remete ao formato do atual Discovery 4.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Land Rover confirma Range Rover híbrido para 2013


O Ranger Rover E apareceu no Salão de Genebra ainda como conceito, mas com toda pinta de que se tornaria realidade em breve. A confirmação de que a Land Rover entraria para o segmento de híbridos não demorou, e a montadora inclusive já determinou que o lançamento do jipão mais comedido no consumo será em 2013 – já em 2014 a tecnologia se estenderá para o restante da gama.


Porém, o estreante não será exatamente o Ranger Rover E, movido a diesel, mas sim um Ranger Rover abastecido com gasolina. Segundo informações do site norte-americano Inside Line, o modelo será dotado de um conjunto elétrico (motor e bateria) responsável pela maior parte do trabalho, enquanto um pequeno motor a gasolina serviria apenas para alimentar a propulsão elétrica. Como a indiana Tata Motors, atual dona da Land Rover, detém também a Jaguar, é provável que a tecnologia seja usada nos seus carros igualmente.
Fonte:  iGCarros

quinta-feira, 7 de abril de 2011

No Brasil, Land Rover cresce acima da média global


Enquanto o crescimento médio da Land Rover em todo o mundo foi de 16% no primeiro trimestre do ano, a alta das vendas no Brasil chegou a 24% no mesmo período, mostrando que o mercado brasileiro de luxo, ainda que pequeno, tem grande potencial. O aumento foi puxado, principalmente, pelos modelos Discovery 4 e Freelander 2.

Segundo a Land Rover, os principais mercados em crescimento, além do Brasil, são Reino Unido, China, Índia, Rússia e EUA. Todos os modelos da marca inglesa, exceto o Defender, venderam mais em 2011: Range Rover (28%), Freelander 2 (18%), Discovery 4 (15%) e Range Rover Sport (12%). A novidade mais recente da Land Rover no Brasil é o Freelander 2 Limited Edition.
Fonte: iGcarros